quinta-feira, 19 de março de 2009

Jacobsen Vintage Nº 2: uma das cervejas mais caras do mundo

Escrito por Daniel Wolff



Mais uma vez a cervejaria Jacobsen, pertencente à dinamarquesa Carlsberg, chama a atenção pelo lançamento da Vintage. Trata-se da edição Nº 2 – uma das cervejas mais caras e exclusivas do mundo. Ela é vendida ao preço de DKK 2009,00 (coroas dinamarquesas), aproximadamente R$ 800,00, e tem sua produção limitada a somente 600 garrafas.

Esta cerveja é a segunda de uma trilogia criada pela cervejaria. A Vintage Nº 1, a primeira delas, foi lançada há um ano e despertou muita curiosidade em virtude do seu preço: DKK 2008,00. Uma coroa dinamarquesa, ou melhor, 40 centavos de Real mais barata que a Vintage Nº 2. A diferença mínima se deve ao vínculo do preço ao seu ano de lançamento. Ou seja, já reserve 2010 coroas dinamarquesas para fazer parte do seleto grupo da edição Nº3 em 2010.

"Com o trilogia das cervejas Vintage queremos elevar os limites para aquilo que uma cerveja pode oferecer, e desafiar o segmento dos vinhos de luxo em restaurantes gourmet, utilizando a nossa inovação e técnica em fabricar cervejas" – diz Morten Ibsen, mestre-cervejeiro da cervejaria Jacobsen, um dos quatro mestre-cervejeiros responsáveis pela Vintage Nº 2.

A Vintage Nº 2 foi maturada na cave original da cervejaria Jacobsen – um porão ao estilo cripta datado de 1847 – em barricas de carvalho francês por 100 dias. Definição da cervejaria: a cerveja possuí uma coloração negra intensa e espuma branca densa e persistente. São relevados os aromas de baunilha e cacau, com notas distintas de alcatrão, que provém do malte defumado escocês, transportado da Escócia exclusivamente para ser utilizado nesta cerveja. A Vintage Nº 2 é uma combinação perfeita para ostras, mariscos, presunto parma e queijos. Se você desejar algo doce, chocolate e crème brûlée também é uma ótima pedida.

Cada garrafa da Vintage Nº 2 foi rotulada com uma gravura litografada à mão pelo polêmico artista chileno Marco Evaristti: "Nós escolhemos as gravuras de Marco por ele ser intransigente, inovador e além de seus limites, como a trilogia da Vintage", comenta Morten Ibsen. Evaristti fez cinco diferentes gravuras, cada uma tendo um elefante como motivo principal. Somente 125 unidades de cada rótulo foram produzidas, aguçando ainda mais a sede dos verdadeiros colecionadores.

Fonte: http://www.mestre-cervejeiro.com/artigos-e-noticias/jacobsen-vintage-no-2-uma-das-cervejas-mais-caras-do-mundo.html

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