quinta-feira, 30 de abril de 2009

Harmonização

Mar de receitas

Frutos do mar e cerveja - combinação mais que perfeita!


Polvo ao alho e azeite
ESTILO Tripel

Este polvo é preparado com alho e azeite e acompanhado de arroz com brócolis. Foram utilizadas na harmonização as cervejas Chimay Cinq Cents e a Falke Monasterium, ambas do estilo Tripel. A temperatura de serviço da Chimay varia entre 7 e 8ºC e o teor alcoólico é de 8%. Já o teor alcoólico da Monasterium é de 9% e a temperatura de serviço em torno de 8ºC.

HARMONIZAÇÃO: As duas cervejas funcionaram muito bem com o prato, cada uma com suas peculiaridades. A Monasterium é um pouco condimentada, enquanto que o condimento da Chimay vem da levedura. Na opinião dos convidados, a Monasterium parece ter ido melhor com o prato, pois não tem um residual tão intenso quanto a Chimay, que é mais marcante. De qualquer forma, as duas acompanhariam esse prato perfeitamente.

POLVO AO ALHO E AZEITE COM ARROZ DE BRÓCOLIS

Rende duas porções

Ingredientes
1 kg de tentáculos de polvo
1/2 copo de vinho branco seco
1 folha de louro
1 cebola média picada
3 dentes de alho
Azeite de oliva
150g de brócolis americano cru, limpo e desmembrado.
250g de arroz cozido

Modo de preparo
Cozinhar o polvo com o vinho, o louro e a cebola em uma panela de pressão, por cerca de 30 minutos. Não usar água - o vinho é suficiente, pois o polvo libera grande quantidade de água durante o cozimento. Descarte a água que se formou e reserve os tentáculos. No preparo do arroz refogue os brócolis em azeite até que adquira uma coloração verde intensa. Adicione duas colheres (sopa) de água, uma pitada de sal e tampe a panela. Cozinhe por cerca de três minutos.

Doure um dente de alho picado em azeite de oliva e acrescente os brócolis já picados. Misture os brócolis ao arroz previamente cozido e enforme no centro do prato. Disponha os tentáculos do centro para a periferia, radialmente. Finalize refogando dois dentes de alho picados e distribuindo sobre os tentáculos. Decore com tomates cereja e folhas verdes.

Salada de frutos do mar
ESTILO Witbier

Foram degustadas a Hoegaarden Witbier e a Hoegaarden Grand Cru harmonizando com a salada de frutos do mar. A Hoegaarden Witbier apresenta teor alcoólico de 4,9% e temperatura de serviço entre 3 e 4ºC, enquanto a Hoegaarden Gran Cru tem temperatura de serviço entre 6 e 7ºC e teor alcoólico de 8,5%.

HARMONIZAÇÃO: A salada é feita no vapor com diversos frutos do mar – polvo, camarão, lula, caranguejo – e em algum momento uma cerveja pode funcionar melhor que a outra, dependendo da combinação com determinado ingrediente. Além dos frutos, a salada usa um molho de ervas. Com o polvo, a Hoegaarden Grand Cru se equilibrou muito melhor, mesmo com a potência do álcool, com um adocicado maior e sendo mais maltada. Até as ervas encontraram um equilíbrio no frescor da cerveja. Na verdade, ela deixa o paladar fresco, o que é interessante quando se fala de frutos do mar. Já com o camarão, houve uma diversidade de opiniões. A Hoegaarden Grand Cru esconde o sabor do camarão ou refina a combinação.



Fonte: http://www.beerlife.com.br/ed4/harmonizacao.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário