terça-feira, 26 de agosto de 2014

Boas dicas sobre envelhecimento de cerveja

A escritora norte-americana e fã de cervejas artesanais, Lucy Burningham, preparou algumas informações e dicas para você que está interessado neste assunto.
Todas as cervejas evoluem com o passar do tempo? Não. Somente algumas cervejas. Cervejas dos padrões comuns, e também as IPAs, você nao vai provar nada melhor daqui a um ano mantendo elas na geladeira. Na verdade, você deve ir beber o quanto antes, se possível ainda hoje, porque elas estão perdendo sabores e aromas a cada minuto. A maioria das cervejas no mercado se enquadram nesta categoria. Elas são mais frescas.
Por outro lado, as cervejas que envelhecem bem, mudam para melhor durante os meses, e até anos, depois de terem sido engarrafadas. Elas desenvolvem novas características. Às vezes, elas tornam-se mais ricas e complexas, podendo florescer novas camadas de frutas ou acidez.
Tudo vai depender da cerveja
Matt Brynildson, mestre cervejeiro da cervejaria norte-americana Firestone Walker de Paso Robles, CA, recomenda a "guarda" para duas categorias de cervejas: Cervejas "selvagens", que inclui lambics, gueuzes, saisons e outras cervejas que usam outros organismos que leveduras para produzir sabores e "cervejas fortes ", com alto teor alcoólico, tais como barleywines, imperial stouts e strong ales.
Em cervejas selvagens, os organismos vivos mudam a cerveja à medida que envelhece na garrafa.
Para a maior parte das cervejas, o oxigênio é ruim depois de ter sido engarrafado. A cerveja mais o oxigênio podem resultar em notas de uva passa, ameixa seca, papel, molho de soja, e xerez, especialmente nas cervejas fortes, que geralmente têm leveduras menos duradouras. Então, quem quer oxidar cerveja? Muita gente, na verdade, especialmente aqueles que adegam cervejas. Imperial Stout, Barleywines com notas de uva passa e ameixa seca podem se tornar mais interessantes e maravilhosas. Mas também eles podem até mesmo valer a pena arriscar mais sabores desagradáveis.
Se você está interessado em vivenciar isso, aqui estão as nossas dicas para começar uma adega de cerveja em casa:
Encontrar o ponto certo - Quanto mais escuro, melhor. Evite variações de temperatura e se possível mantenha sempre abaixo dos 12ºC. Como o Brasil é um país tropical, recomendamos o uso de uma geladeira. Armazene as garrafas na posição vertical. Cerveja não é vinho, a maioria das cervejas são tapados com uma tampa metálica, que tem um revestimento de plástico que protege a cerveja a partir do metal. Se você armazenar uma cerveja de lado, a cerveja vai "comer fora" e isso fará com que a cerveja envelheça mal.
Beba as cervejas no seu auge, isto, meus amigos, é a parte mais difícil. O envelhecimento de cervejas é uma ciência deliciosamente inexata, e perfeição é uma coisa subjetiva. É difícil saber quando abrir uma cerveja guardada. Se abrir muito cedo, corre o risco de não provar sabores e aromas que poderiam ter se transformado em algo espetacular. Se abrir tarde demais, você saberá sempre como ela poderia ter sido. Busque sempre a busca e a troca de informações na internet, amigos e também consultando os fabricantes das cervejas de guarda, eles podem ajudar muito.
- Tenha sempre organizado: Não deixe o desafio de fazer uma planilha organizando todas as cervejas com as datas, é sempre uma boa idéia saber o que você tem. Apesar do programa CellarHQ ser em inglês, ele pode ajudá-lo a fazer exatamente isso online.
Tome notas, também. Com o tempo você não lembrará por exemplo se gostou mais da Double Perigosa com 2 anos ou 5 anos.
Compre mais cerveja : Especificamente, mais garrafas da mesma cerveja. Em um mundo perfeito, você pode querer beber uma garrafa da mesma variedade de guarda a cada 6 meses, ou a cada dia específico do ano pelos próximos 5 anos etc.

By PH 

Um comentário:

  1. Show vlw mesmo pela dica. Estou aprendendo a fazer cerveja artesanal, e estou que nem tarado procurando blogs como este para ampliar meus conhecimentos. Envelhecimento de cerveja acho é meio avançado para mim...rsrsrs...estou com um site de como fazer cerveja artesanal

    ResponderExcluir