segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

CERVEJAS ARTESANAIS

Vai uma artesanal aí?

Se depender de uma turma de apaixonados pela cerveja, é assim, artesanalmente, que você vai beber o seu chope em muito pouco tempo. Essa galera gosta tanto das louras geladas, que não se conteve emapenas bebê-las e correu atrás para saber como produzi-las. Agora, eles fabricam suas próprias louras, ruivas, morenas, negras encorpadas e acrescentam a elas sabores, no mínimo, inusitados que vão do café ao chocolate. Tudo isso na cozinha de casa com utensílios meio improvisados como galões de água mineral para as etapas de fermentação e maturação e panelas de 20 litros com torneiras de jardim para preparar o precioso líquido.

A alquimia, eles garantem, é muito mais complexa que a dos vinhos já que envolve uma infinidade de maltes, lúpulos e sabores. Mas para quem quiser arriscar uma tentativa, aí vai uma receitinha de uma stout, feita pelo matemático Ricardo Rosa, o presidente da Acerva Carioca, associção que reúne os cervejeiros caseiros da cidade.

Ingredientes:

4 kg de malte pilsen da Agromalte
500 g de malte munich da Weyermann
300 g de malte cara-aroma da Weyermann
200 g de malte carafa tipo I da Weyermann
300 g de malte carafa tipo III da Weyermann
25 g de lúpulo Galena
30 g de lúpulo Styrian Goldings
Um envelope com 11g de fermento Safale US-56 da Fermentis
35l de água mineral

Preparo:

Mosturação por 75min a 78°C com o malte moído diluído em 13 litros de água
Lavagem para obter 26L de mosto
Fervura por 75min
Adicionar o lúpulo Galena faltando 60min de fervura
Adicionar o lúpulo Styrian Goldings faltando 30min de fervura
Resfriar o mosto até 20° ou 25°C
Fermentar a 20°C por uma semana
Maturar a 10°C por três semanas
Engarrafar com 6 gramas por litro de açúcar branco e deixar por três semanas em temperatura
ambiente (de 20° a 26°C, de preferência).

Depois, se tudo der certo, é só convidar os amigos para festejar. Afinal, a receita rende 19 litros de cerveja. Mas, se tudo der errado, o melhor mesmo é partir para um dos muitos bares da cidade que já vendem chopes e cerveja de fabricação própria. Agora, se você quiser ir além e saber ainda mais sobre o assunto, há uma lista de sites e blogs que explicam tudo dos processos de fabricação e da história da cerveja como a Confraria do Marquês, o Botto Bier e o blog FemAle Carioca. Vale uma conferida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário