quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A CERVEJA ARTESANAL NO BRASIL

Todos nós sabemos que o brasileiro é um amante incondicional da cerveja. Mas a maioria conhece e gosta mais precisamente das cervejas claras e de baixa fermentação, ou seja, as “Pilsen”. Porém, uma legião de apreciadores e amantes de cervejas começou a se interessar por um produto de mais qualidade, e se colocam dispostos até a pagar um pouco mais por algo diferenciado: a cerveja especial ou artesanal.
É um mercado que cresce e vem demonstrando que o interesse desses apreciadores tem aumentado à medida que conhecem as possibilidades de degustação, harmonização e a variação de sabores, texturas, tons, aromas e perfumes.
Surge assim esse movimento que, talvez, antes apenas os colonizadores alemães ou seus descendentes haviam feito no Brasil, o das produções caseiras. Muitos fazem suas próprias cervejas apenas por hobbie e pelo prazer de poder beber a sua própria. Mas para outros a “brincadeira” vira um negócio. E assim vão nascendo as cervejas especiais brasileiras.
Em 2006 nasceu a Associação dos Cervejeiros Artesanais Cariocas, a Acerva Carioca: Um grupo que se reúne para compartilhar conhecimentos e produzir cerveja artesanal de alta qualidade.
Com esse espírito a Acerva Carioca cresceu, possuindo hoje cerca de 120 associados. Todos com o interesse voltado para a participação em uma série de eventos, cursos, concursos e encontros em devoção a cerveja ou apenas para fazer amigos e simplesmente produzir.
Esse modelo de associação cervejeira em função da amizade e compartilhamento de informações funcionou tão bem que em 02 anos se expandiu surgindo em outros estados, como a Acerva Paulista, a Mineira, a Catarinense e a Gaúcha, entre outras. Hoje existem concursos nacionais, realizados entre as Acervas, com forte presença de quem mais entende de cervejas artesanais no Brasil e de toda imprensa especializada. E ainda contam com o apoio das micro cervejarias brasileiras.
Existem hoje no Brasil aproximadamente 100 micros cervejarias. Santa Catarina é o estado que possui o maior número delas, devido à paixão dos catarinenses pela cerveja e sua forte colonização germânica. Lá, há uma rota turística das cervejas artesanais e micro cervejarias. A cidade de Blumenau é o principal pólo, onde estão sediadas as cervejarias Bierland e Eisenbahn (hoje já uma propriedade da Schincariol). Em Brusque, 40 km distante de Blumenau, há a Zehn Bier. Depois as descobertas continuam em Indaial com a Heimat, em Timbó com a Borck e em Treze Tílias encontrando a Micro Cervejaria Bierbaum.
As micro cervejarias brasileiras produzem cervejas de primeira qualidade, seguindo estilos alemães, belgas e ingleses de produção de cervejas. Algumas delas, inclusive, já conquistaram títulos internacionais.
Cervejas de alta qualidade, com aroma, paladar diferenciado, somente ingredientes de primeira qualidade e com muito amor no processo de produção, garantem resultados incríveis. Esse é o espírito da cerveja artesanal: conquistar amigos e seguidores apaixonados por esse líquido maravilhoso, a cerveja.

Autores: Matheus Taboada e Alexandre Christo

Fontes: http://www.overmundo.com.br/overblog/rota-catarinense-de-cervejas-artesanais
http://www.brejas.com.br/cervejas-artesanais.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário